Taça de Portugal XCO#3

Realizou-se no passado dis 16 de Maio, em Moreira de Cónegos, concelho de Guimarães, a terceira corrida a contar para a Taça de Portugal de XCO. Um percurso duro e técnico, mas que tinha a sua piada, foi percorrido por 280 atletas que aplaudidos por muito público, deram um grande espectáculo para todos os espectadores.

Arranquei na 2ª posição, à partida, posição que viria a perder metros depois. Porém consegui manter o 3º lugar em cadetes femininas. A primeira volta correu bem, consegui gerir bem o esforço, chegei a tremer, quando na descida final, quase caí, mas consegui estabilizar e manter-me equilibrada.

 

Essa queda chegou mesmo a acontecer, não foi grave, felizmente, mas foi um susto. Foi numa das curvas da descida final, onde, por entre pedras, acabei por cair para lá das fitas, mas depressa me levantei e segui o resto de pista que me faltava.

Não conseguindo chegar ao segundo lugar, faço assim terceiro lugar na terceira prova pontuável para a Taça de Portugal de XCO, encontrando-me na terceira posição do ranking da Taça.

 

 

Taça de Portugal XCO#2

No passado dia 18 de Abril realizou-se no Parque Aventura da DiverLanhoso, a segunda corrida da Taça de Portugal de XCO.

O circuito era engraçado, não muito técnico, mas com uns "single tracks" bastante fixes, não se desmontava muito da bicicleta, excepto no inicio quando se formou uma grande confusão nas primeiras subidas após a partida.

Por falar em partida, esta estava num sitio não muito bom, pois andavamos pouco, e tinhamos logo uma descida acentuada que veio a propiciar quedas bastantes feias. E se não partissemos bem, para conseguir ultrapassar atletas era complicado.     

 

Arranquei bastante mal, em quarto lugar, e consegui recuperar muito tempo para a terceira classificada, e numa subida longa, onde estava bastante próxima, "colada na roda" dessa mesma, tive um problema mecânico na roda, e comecei a pedalar em falso, fazendo-me perder muito tempo até tudo entrar nos eixos de novo.

 

Não consegui recuperar a terceira posição, fazendo assim, 4º lugar na segunda corrida da Taça de Portugal, numa prova ganha por Joana Monteiro, em cadetes femininas.

 

 

 

Taça Regional do Porto -  Zebreiros (Gondomar)

 No passado dia 11 de Abril, a 3ª corrida a contar para a Taça Regional do Porto, em Zebreiros, Gondomar. Um circuito muito duro, com várias subidas longas e bastante duras, e que requeriam muita força fisica.

 A partida foi algo bastante demorado, visto que, por diversos factores, tivemos de esperar quase uma hora para partirmos, a partida estava prevista para as 15h, e partimos às 16h +-. Tudo isto, porque, mal o comissário falou, todos os atletas da classe de promoção, colocaram-se na frente de todos os atletas, pensando que eram os primeiros a partir, quando eram os últimos. Para piorar, apareceu a GNR, visto que a organização não pediu autorização para ter cortado a estrada. A corrida esteve em riscos de não chegar a ocorrer.

 Porém conseguimos finalmente partir. A minha partida foi boa, consegui partir na frente das elites, encontrava-me na segunda posição de elites femininos, e em primeiro de sub-19 femininas.

 

Mantive estas posições durante a primeira volta, porém, estava muito calor, e na segunda volta, quebrei bastante o que me fez perder muito tempo para a segunda classificada. 

Acabei por perder o primeiro lugar para a Marisa Santos, que assim ganha a corrida em sub-19.

 

 

Taça de Portugal XCO#1

No passado dia 28 de Março realizou-se a primeira prova a contar para a Taça de Portugal de XCO, em Castro Marim, Algarve.

No sábado à tarde, dei algumas voltas ao tão famoso percurso que ronda o Castelo de Castro Marim. Dei cerca de 2 voltas à pista, e mais tarde fui treinar a descida final, para a tentar fazer o mais rápido possível. A pista era do meu agrado, com muitos "sobes e desces",uma subida longa, subidas e descidas técnicas. Porém tinhamos um grande obstáculo, que eram as bastantes pedras soltas que se viam por todo o percurso, e que dificultavam em muito a nossa tarefa, tirando isso, achei o percurso espectacular. 

Restava-me descansar para que no domingo estivesse na máxima força.

Quanto à corrida, parti bastante mal, pelo que a primeira volta foi a pior, em que estava em 4º lugar, sempre a ver as minhas duas adversárias, pois tinha muita pouca diferença para elas, a primeira classificada já se encontrava mais isolada. À entrada na 2ª volta, sentia-me bastante bem, e aproveitei isso para consegui recuperar duas posições, na última volta, o que para mim foi bastante bom, essa recuperação.

Fiz assim 2º lugar na primeira corrida da Taça de Portugal, em Castro Marim, encontrando-me também na 2ªposição da geral da Taça.

A próxima prova da Taça de Portugal é já a 11 de Abril, na Póvoa de Lanhoso, onde espero encontrar-me melhor, e vou treinar para tal.